Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os bons, os maus e os perigosos.
Apesar de serem vistos como os vilões da boa alimentação, as gorduras nem sempre são prejudiciais. É o caso dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6. Estas gorduras são encontradas em estado líquido (óleos), na temperatura ambiente e também são conhecidos como ácido α-linolênico (ômega-3) e ácido linoléico (ômega-6).
O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo contra várias doenças. Como o corpo está constantemente em contato com microorganismos, esse sistema defende o organismo de agentes invasores externos. Para o sistema imunológico funcionar adequadamente é necessária harmonia e equilíbrio.
A expectativa de vida vem crescendo de forma acelerada no mundo inteiro, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil. O processo de envelhecimento causa alterações fisiológicas e anatômicas, com conseqüente repercussão na saúde e na nutrição do idoso.
O ferro é um micronutriente muito importante para o funcionamento do organismo humano. Ele tem como funções a formação de hemácias, transporte de oxigênio para as células, produção de enzimas, entre outras. Tanto o excesso como a deficiência deste elemento são prejudiciais à saúde.
As chupetas e bicos são largamente utilizados em vários países, constituindo importante hábito cultural em nosso meio. As chupetas são geralmente usadas para acalmar o bebê, porém seu uso pode levar à menor freqüência de amamentação. Além disso, as chupetas como os bicos podem ser nocivos por transmitirem infecções, sendo importante veículo de contaminação.
A alergia ao leite de vaca é uma doença praticamente exclusiva às crianças nos primeiros meses de vida ou durante a infância, raramente surge na adolescência. Em bebês, a alergia alimentar mais frequente é ocasionada pelas proteínas do leite de vaca.
O café contém diferentes componentes químicos, sendo a cafeína o principal princípio ativo. A cafeína é uma substância ativa que atua como estimulante do sistema nervoso central e está presente em vários alimentos e também em alguns analgésicos. Estudos realizados em diferentes países evidenciaram a correlação entre a ingestão de cafeína com algumas intercorrências desfavoráveis com o bebê, tais como, redução do crescimento fetal, prematuridade, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo, entre outros.